RESENHA - Manual da Mulher Solteira


Olá pessoal!
Depois de um longo e tenebroso inverno (ou seria primavera/verão?), estou de volta!
Peço mil desculpas pelo sumiço, mas passei por alguns problemas pessoais realmente importantes que me tiraram um pouco do foco e acabei abrindo mão das minhas atividades habituais.Mas voltei. 
Aqui estou coim muitas resenhas, fotos e sorteios!
Então, vamos lá!





"Você merece ter uma vida incrível e extraordinária, ter momentos de felicidade todos os dias. Merece ter mais dádivas do que imagina, e se você deixar alguém convencê-la do contrário, estará se desvalorizando. Permita que seu valor transpareça no relacionamento e deixe isso claro desde o início, porque se você não conhecer seu próprio mérito e não expressar plenamente, ninguém mais fará isso por você” (pág. 22) 

Título: Manual da Mulher Solteira - Um guia para amar - sozinha ou acompanhada
Título Original: Sem informação
Autor: Elizabeth Koosed
Editora: Guarda - Chuva
Páginas: 272
Ano: 2015

SINOPSE

"O livro apresenta 10 conselhos para o namoro na contemporaneidade, com o objetivo de ajudar as mulheres a descobrir seus pontos fortes enquanto solteiras e lidar de forma mais saudável e divertida com suas aventuras românticas.
Acima de tudo, a autora preocupa-se em lembrar as mulheres de que o seu valor não depende do que pensam os homens (ou mulheres) na sua vida, e que elas próprias são as únicas responsáveis por sua felicidade e bem-estar.

O livro é baseado em encontros com homens de diferentes nacionalidades e culturas, mas as recomendações se aplicam a todos os tipos de relacionamentos."



RESENHA
O livro apesar do título "Manual da Mulher Solteira", pode ser melhor descrito como um "tratado da auto estima" ou um guia para recuperar/ manter a auto confiança da mulher moderna.
Isto porque a autora ressalta a todo momento a necessidade de estar bem consigo mesmo e só assim estará bem com o outro.
Podemos levar ao pé da letra aquela frase: "Não procure alguém que te complete, mas encontre alguém que te transborde".
E é justamente isso! Você já é uma pessoa completa. Não precisa  encontrar no outro algo que você acha que falta em você. Você tem que estar inteira e assim encontrará alguém que vai somar num relacionamento e não alguém para "preencher um vazio" que existe no seu ser.

"A noção de que somos incompletos sem um marido ou namorado é amplamente difundida, mas em última análise é falsa. Em vez de procurar outra pessoa para completar partes suas que estejam abandonadas ou vazias, dedique um tempo da sua vida a completar essas lacunas você mesma, de modo que não precise de outra pessoa para se sentir completa, inteira. Dessa forma, quando estiver num relacionamento que não esteja dando certo, você conseguirá tomar a decisão de terminar sem que o medo de se sentir sozinha a mantenha presa numa situação ruim. A solidão - ou medo dela - não é um bom motivo para permanecer num relacionamento insatisfatório. A solteirice, quando vivida do jeito certo, preenche qualquer vazio deixado por um ex-namorado ou ficante, ao mesmo tempo que atrai pessoas melhores no futuro." (pág. 158)


A autora, inclusive ajuda a leitora e proporciona um verdadeiro passo a passo com 10 dicas, para o auto conhecimento, auto confiança, e auto satisfação. A autora afirma que assim a mulher conseguirá enfrentar os diversos desafios impostos pelo mundo moderno e encontrará seu parceiro e manterá um relacionamento de forma saudável e feliz. Acompanhe:

1. Conheça o seu valor;
2. Defina os termos da sua busca;
3. Seja realista;
4. Confie em si mesma;
5. Permita-se errar;
6. Aprenda suas lições;
7. Pense como chefe;
8. Seja honesta;
9. Não seja mãe do seu parceiro;
10. Seja o seu melhor namorado

MINHA OPINIÃO - 3 ESTRELAS
A produção editorial do livro é linda! Algumas páginas cor de rosa dividem alguns capítulos e os pontos cruz dão um charme especial. Encontrei alguns errinhos de diagramação, mas num todo o livro é muito fofo.
Porém, tenho um pouco de dificuldade em aceitar bem os livros de auto ajuda. Não é muito meu estilo literário. Mas, gostei de algumas dicas dadas pela autora.
Não acredito que seguir o passo a passo fará de você uma nova mulher. Acho que a transformação tem que vir de dentro. Tem que ser primeiramente interna e aí quem sabe, seguir a proposta da autora?
O livro te dá algumas orientações valiosas, e realmente acho que a auto estima é o ponto principal.
Já vivi muitos relacionamentos e até já fui noiva. Mas, a lição maior que tirei de todos eles é "Antes só do que mal acompanhada". Não adianta ter alguém do seu lado porque você gosta da sua companhia, que você ama, mas não te transborda, não te acrescenta, não soma.
Antes eu falava "Ah, até parece que alguém vai preferir estar só, solteira, do que ter um homem lindo do seu lado", mas sim, tenho plena consciência de que sim, eu prefiro!
Quando terminei meu noivado, foi exatamente assim e por isso. No início, um amor, uma paixão desenfreada, depois percebi que eu estava me perdendo, perdendo minha identidade e principalmente minha auto estima! Ele mesmo dizia pra mim que não iria "me transbordar"...
Por amor, eu acabei cedendo, e muito! Mas, isso só foi até o dia em que eu percebi que não estava fazendo mais nada do que eu gostava, que não sabia mais do que eu gostava e ainda me sentia sozinha! Tudo isso pra mim foi crucial.
Um relacionamento é uma via de mão dupla e sim, temos que estar inteiros e fortes para somarmos na vida do outro, para ajudar, dar a mão, socorrer, ser amigo. Isso é amor, isso é amar...
É isso! Procuro alguém que seja meu amigo, que esteja comigo nas horas boas ou ruins, que me dê um abraço num dia gelado e me aqueça num dia frio. Que me dê a mão e que passeie comigo nos dias ensolarados, que divida meus sonhos e anseios e que seja meu porto seguro para que eu possa voltar e me aconchegar num dia de solidão.
Não um bote salva vidas que somente esteja do meu lado porque gosto da sua companhia, para não dizer pra sociedade que sou solteira ou pra tentar realizar meu sonho casar e ser mãe!
Sim, hoje digo: sou solteira e com muito orgulho, até o dia em que aparecer alguém que mereça meu amor e carinho e é isso que eu acho que faltou no livro.
Não desmerecendo o trabalho da autora, mas fazer com que a mulher acredite que não é só a auto estima que te fará viver um relacionamento feliz e duradouro!
E por que não falar de amor? 
Mas, indico para as pessoas que precisam seguir uma orientação mais específica, que gostam de fazer listas e acreditam que um passo a passo fará de você mais feliz. Boa sorte!



Comentários

Vânia disse…
Livros de autoajuda podem ser de muita ajuda ou uma cilada. Cada um tira proveito dependendo de sua experiência de vida, mas é sempre bom ouvir a opinião de outras pessoas sobre o tema.
Q bom q vc foi sincera ;)

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - Depois do que Aconteceu

RESENHA - Fiquei com seu Número