XVIII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO - RIO DE JANEIRO 2017

Hoje o meu dia amanheceu meio opaco, apesar do lindo sol que surgia por detrás as nuvens.
Hoje não teve tanta cor porque meus dias voltaram a ter tons pastel, já que as cores mais vívidas e fortes ficaram nos dias que vivi na Bienal.
Era como um grande portal pra um outro mundo. Um lugar onde nada importasse mais do que a alegria e a felicidade de estar lá dentro. Os problemas ficavam lá fora, a falta de dinheiro era superada pela simples felicidade de viver, de ser, de estar, de querer e de poder.
O cansaço parecia infinito: acordando muito cedo, chegando muito tarde, dormindo muito pouco, correndo quase sempre. sentando quase nunca.
A vontade era muito maior que qualquer obstáculo e pouco importava se os pés estavam inchados e cheios de bolhas, se o estômago reclamava de fome, se a coluna doía, se as pernas gritavam pelo tempo em que estavam em atividade ou se o calor incomodava no fim do dia.
Tudo, absolutamente tudo era superado por um amor que eu não sei como explicar. É um amor tão grandioso, tão despretensioso, tão simples e ao mesmo tempo tão completo.
A Bienal para uns é só uma grande feira de livros e pra outros um encontro de amor com a literatura, um tratado com a poesia de viver, um flerte com a felicidade, um compromisso com a amizade, com a solidariedade e com a fraternidade.
Nos tornamos uma grande família ou amigos de infância, trocamos confidências como se nos conhecêssemos há uma eternidade, contamos com a ajuda e boa vontade de pessoas que acabamos de conhecer. Encontramos pessoas que só vemos uma vez por ano ou então só conhecíamos pelo Facebook ou pelo Whatsapp.
Distribuímos amor, mas lutamos por uma senha, corremos atrás de um sonho, nos dividimos entre 3, 4 ou 5 eventos ao mesmo tempo e ainda assim, ficamos tristes por não pegar aquele único autógrafo ou foto que faltou.
Essa postagem é dedicada a todos que fizeram parte desses dias de sorriso fácil, de riso frouxo, de peito aberto e de abraços grátis e quentinhos.
Agradeço aos amigos que reencontrei, aos que conheci, aos que ganhei de presente, aos que agarrei, aos que brinquei, aos que me conquistaram e aos que resgatei.
Muito obrigada, de coração a todos que me estenderam a mão, me encontraram num dos corredores, me puxaram porque não os vi ou me abraçaram só pela beleza do encontro.
Ao longo da semana colocarei todas as muitas fotos que tirei, além de colocar no ar uma surpresa tão linda... e claro faremos um SORTEIO MARAVILHOSO!
Um beijo a todos e que os "Deuses da Bienal" nos ajudem a nos encontrarmos no ano que vem.
Rumo a Bienal 2018 em São Paulo!

Resultado de imagem para bienal do livro 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA - Depois do que Aconteceu

RESENHA - Fiquei com seu Número